Bem-vindo(a)!



Meu primeiro post não poderia ser diferente: estou aqui para me apresentar e contar um pouco sobre a trajetória que me trouxe até aqui.


Eu me chamo Vitoria Fantoni e sou apaixonada por tudo o que envolve cor e criatividade. A verdade é que, até hoje, não consegui encontrar uma frase que me defina melhor - ou que não me limite.


Filha de um gaúcho e uma maranhense, sou nascida e criada no Rio de Janeiro e, há quem diga, tenho meu próprio sotaque. Sou do vestido, do batom vermelho, do cabelo bagunçado e do copo de café na mão (mesmo em plenos 40ºC).


A arte sempre me acompanhou, mesmo que eu tenha demorado para perceber. Desde criança, desenhar e pintar eram minhas atividades favoritas. Na escola, liderava o time de artes responsável pela cenografia do nosso evento folclórico anual. Meus lugares favoritos eram o Museu de Belas Artes e o Theatro Municipal, ambos do Rio de Janeiro. Lembro de quantas excursões incentivei e até inventei. Lembro, também, do sorriso da minha professora ao me ver "acidentalmente" me juntando a uma turma que não era a minha, só para estar lá. Lembro, acima de tudo, da paz e da alegria que sentia ali.


Apesar disso, como disse, demorei a entender o quanto aquilo deveria fazer parte de mim. Logo que terminei o Ensino Médio, ingressei no curso de Física, na UERJ, onde fui muito feliz. E acho que essa é a coisa mais peculiar sobre mim: como consigo navegar tão bem entre a matemática e a arte. Eu diria, aliás, que é a forma como eu realmente me interesso e me apaixono por coisas tão diferentes.


Depois 4 anos, ingressei em outra faculdade para estudar Design, uma mudança enorme na minha vida e em tudo o que conhecia. Ainda no início da graduação, comecei meu primeiro estágio, em uma das maiores marcas do país. E foi aí que me encantei por moda e direção de arte.


Recém-graduada, iniciei minha especialização em Design de Estampas (SENAI-CETIQT), e comecei a trabalhar em outra gigante do mundo da moda. Foi minha primeira experiência liderando um time de Design e vivendo a loucura do varejo com mais intensidade e, claro, responsabilidade. Descobri não só o quanto eu amava vender, mas o quanto eu amava liderar.


O que, é claro, me levou ao MBA em Gestão de Marketing (IBMEC) ao mesmo tempo em que eu construía um departamento - e um reposicionamento de peso - em mais uma marca de moda. Design, Marketing, Branding, Relacionamento e Evolução do Digital em meio a uma pandemia global, trazendo resultados incríveis.


Mas todo esse cenário, que a pandemia trouxe, acabou afetando bastante minha ansiedade. A minha saída foi, então, voltar a desenhar. Começou como "terapia" mas hoje, a pintura é, finalmente, parte do meu trabalho.


Comecei a desenvolver minhas próprias estampas, com um estilo levemente retrô e técnica digital próxima à manual, e vender online (clica para ver).


Hoje, inicio esse novo espaço, com promessa de ensinar conceitos básicos do Design de forma gratuita e, posteriormente, lançar o meu primeiro curso.


Independente de onde a vida me leve, espero nunca parar de estudar e aprender coisas novas. O próximo passo já está começando a ser planejado por aqui. Você me acompanha?

27 visualizações0 comentário